Resultados do Fim-de-semana da vaca-loura 2019

A primeira edição do fim-de-semana da vaca-loura foi um sucesso!

As 5 atividades que levámos a cabo conseguiram um pleno de avistamentos de vacas-louras, um dos grandes objetivos deste evento. Os 134 cidadãos que se juntaram a nós ajudaram-nos a encontrar 31 vacas-louras, um número extremamente alto e que nos deixa muito felizes. O próximo passo é a adoção de percursos de monitorização por parte dos participantes, por forma a continuar este trabalho tão importante.

Durante este fim-de-semana tivémos a sorte de contar com diversos monitores e embaixadores que se disponibilizaram para levar a cabo atividade de educação e monitorização ambiental sobre a vaca-loura, o maior escaravelho da nossa fauna.

Participantes à procura da vaca-loura em Vizela © José João Ferreira

As atividades que decorreram em Vizela, Lousada, Canelas (Estarreja), Santa Cruz da Trapa e Sintra permitiram que o fim-de-semana da vaca-loura, uma ideia pioneira a nível europeu, batesse todos os objetivos esperados! Foi possível observar 31 vacas-louras, algo impossível de alcançar sem a ajuda dos 134 participantes que dedicaram um pouco do seu tempo das maiores noites do ano para virem ouvir falar de vacas-louras e dos seus habitats.

O próximo passo é a adoção de percursos de monitorização por parte dos participantes, seguindo um protocolo disponibilizado e ajudando-nos na contagem anual de vacas-louras.

Obrigado a todos por participarem. Estamos de coração cheio 🌳

Grupo que participou na atividade em Sintra, na Quinta da Regaleira © João Gonçalo Soutinho

O fim-de-semana da vaca-loura é um evento organizado pelo Projeto VACALOURA.pt (coordenado pela Associação BioLiving, pela SPEN – Sociedade Portuguesa de Entomologia, pela Unidade de Vida Selvagem – Wildlife Research Unit e pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e esta primeira edição contou com o apoio da Quinta de Cáscere, do Município de Lousada, da Associação Recreativa e Cultural Santa Cruz da Trapa, da Coração Azul, da Quinta da Regaleira/Fundação Cultursintra FP e do Município de Albergaria-a-Velha a quem agradecemos todo o apoio prestado nestes dias.

Macho de vaca-loura encontrado morto em Sintra ©Rui Moniz
Todas as fotografias encontram-se disponibilizadas na nossa página de facebook (www.facebook.com/vacalourapt).