“ Fim-de-semana da vaca-loura ”: três dias dedicados à conservação do maior escaravelho de Portugal

Portugal é pioneiro na adoção do “ Fim-de-semana da vaca-loura ”, entre os dias 21 e 23 de junho, iniciativa para alertar a população para os problemas que esta espécie enfrenta e explicar como, juntando esforços, se pode reverter a situação. Há vários eventos gratuitos marcados no norte e centro do país e todos são convidados a participar, até porque os locais foram escolhidos para aumentar a probabilidade de avistar este ser vivo tão emblemático.

O “Fim de semana da vaca-loura” é uma iniciativa do projeto VACALOURA.pt coordenado em parceria pela Associação Bioliving, a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA), a Sociedade Portuguesa de Entomologia (SPEN) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e pretende ser um exemplo europeu de como os cidadãos, todos juntos, podem mesmo fazer a diferença no que toca a conservar organismos por vezes menosprezados.

Este fim-de-semana vem assim complementar as metodologias já adotadas pelo projeto desde 2016 promovendo um conjunto de dias dedicados a esta espécie tão importante. Além de se promoverem diversos eventos no Norte e Centro do país, pretende-se que os cidadãos adotem um pequeno percurso de monitorização da espécie e que, seguindo o protocolo destinado ao efeito, ajudem-nos a saber mais sobre as populações de vaca-loura no local onde residem.

Estes eventos têm como objetivo dar a conhecer a vaca-loura aos participantes, explicando, em jeito de palestra, como todos podemos ajudar à sua conservação, sendo prosseguidos de passeios interpretativos com o objetivo de tentar avistar vacas-louras, replicando o método de monitorização a adotar posteriormente. Todos os eventos serão levados a cabo em locais com elevada probabilidade de avistamente da espécie, além que também coincide com o período do ano em que, normalmente, temos mais registos nas nossas plataformas.

São todos convidados a participar no dia 21 de Junho em:
E no dia 22 de Junho em:

Inscrições gratuitas mas obrigatórias em: https://forms.gle/6HWG8cbBDY5w98Yn6

Queremos agradecer desde já o apoio prestado pela Câmara Municipal de Lousada, Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, pela CulturSintra, pela Associação Coração Azul e ainda pela Associação Recreativa e Cultural de Santa Cruz da Trapa.

Mais detalhes em breve.