Precisamos de voluntários, cidadãos-cientistas!

Contamos com trabalho voluntário por parte de cidadãos interessados na temática da conservação da natureza, e que conheçam locais onde normalmente se encontram vacas-louras.

  • Pode ajudar de duas formas:
    Adote um percurso de monitorização entre Junho e Julho num local onde conheça a presença da vaca-loura e ajude-nos e monitorizar as populações nacionais!
  • Se não tiver disponibilidade para adotar um transeto pode sempre enviar-nos registos esporádicos caso observe uma vaca-loura ou outro escaravelho da família Lucanidae. Baste clicar no botão “Vi um Lucanídeo” no canto superior direito deste website.

 

Registos esporádicos

Esta informação permite-nos conhecer um pouco melhor a distribuição destas espécies no nosso país! É necessário um registo fotográfico do exemplar para que o registo seja confirmado.

Efetue aqui o seu registo!

Percursos de monitorização

A adoção destes percursos permite conhecer as tendências das populações nos locais onde estão a ser monitorizadas. Ao repetir estes percursos durante alguns anos, conseguimos obter informação fundamental para conservar estas espécies.

Durante Junho e Julho percorra semanalmente um percurso de 500 metros num local onde facilmente se encontrem vacas-louras, siga o protocolo disponibilizado por nós e ajude-nos a perceber qual o estado de conservação desta espécie no nosso país. Esta forma de envolvência é feita diretamente apartir da Rede Europeia de Monitorização da Vaca-Loura que tem como objetivo ajudar a conservar esta espécie em toda a sua área de distribuição.

Inscreva-se como voluntário aqui!

 

Agende uma atividade

Estamos disponíveis para organizar atividades para todas as idades e a qualquer momento do ano como:

  • Palestras sobre a importância da madeira morta e biodiversidade ligada a esta;
  • Workshops sobre construções de abrigos de madeira morta;
  • Passeios interpretativos sobre a biodiversidade florestal;
  • Entre outros.

Veja algumas fotos de atividades efetuadas até hoje.

Entre em contacto connosco para saber mais.