Como se chama a vaca-loura na sua localidade?

“Vaca-Loura? Na minha terra chama-se _________”

Todas as semanas recebemos comentários como este, em que o espaço em branco no final se encontra preenchido por inúmeros nomes diferentes, todos aceites como nomes comuns desta espécie em Portugal.

Ajude-nos a compilar os nomes pelo qual este escaravelho é conhecido na sua localidade! Preencha o seguinte formulário anónimo: https://goo.gl/forms/TPXFuLWSjm39MTQA3

Obrigado.

________________________________
EXPLICAÇÃO PARA OS DIFERENTES NOMES ENCONTRADOS

“Vaca-Loura” é apenas um dos nomes comuns pelo qual a espécie Lucanus cervus é conhecida em Portugal. Em termos científicos, os nomes das espécies são escritos em Latim, uma lingua morta, que não sofre alterações e que permite que o mesmo nome possa ser utilizado por todos sem levantar problemas de identificação.

Existe mesmo uma área de investigação ligada aos nomes das espécies e à sua descrição, chamada Sistemática.

No entanto, fora deste meio, as pessoas identificam as espécies que veem por nomes comuns que podem variar de local para local e que vão evoluindo ao longo dos anos.

As espécies maiores e com distribuições alargadas, como é o caso da vaca-loura, são as principais afetadas por isto, sendo conhecidas por imensos nomes diferentes consoante a sua distribuição.

Em Portugal temos recebido alguns nomes interessantes mas não sabemos ao certo quantos e onde são normalmente utilizados. Para colmatar esta falta de informação, criámos um pequeno formulário que pretende estabelecer uma ligação entre o nome pelo qual esta espécie é conhecida e os locais onde ocorre.

Preencha-o e ajude-nos a mapear os nomes comuns da vaca-loura em Portugal: https://goo.gl/forms/TPXFuLWSjm39MTQA3

Obrigado!

Partilhar nas redes sociais