Procuramos jovens interessados na monitorização da vaca-loura!

Monitorizar a vaca-loura (Lucanus cervus) é essencial para compilar informação que permite avaliar o estado das populações da vaca-loura em Portugal, ao longo dos anos e, assim, avaliar o seu risco de extinção. É a partir da adoção de percursos de monitorização regular que se pode conhecer as tendências das populações locais. Ao repetir estes percursos durante alguns anos, conseguimos obter informação fundamental para conservar estas espécies. Nesta monitorização essencial, utilizamos métodos simples, baseados no esforço voluntário de cidadãos. A metodologia é baseada num protocolo estipulado a nível internacional, usado para comparar as tendências da espécie nos seus vários países de ocorrência.

Com o objetivo de replicar este protocolo em Portugal, procuramos 30 jovens que residam em locais onde se conheça a presença da vaca-loura e que queiram adotar um percurso de monitorização. O percurso deve ser visitado 10 vezes ao longo deste verão, havendo ajudas de custo para cada saída de campo efetuada.

Requisitos:

  1. Jovens com idades compreendidas entre 18 e 30 anos (apenas para a questão do apoio de despesas e seguro);
  2. Residentes em zonas onde já se avistou a vaca-loura nos últimos anos (no local exato ou nas proximidades);
    • Para saber onde já foi avistada, consulte o mapa de avistamentos aqui (selecionando a espécie Lucanus cervus);
  3. Que tenham lido o Protocolo de monitorização e tenham possibilidade de o aplicar 1 dia por semana durante 10 semanas consecutivas (a iniciar a 1 de Junho de 2020);
  4. Que tenha disponibilidade para receber formação específica em formato online no próximo dia 28 de Maio às 21 horas.

Oferecemos:

  • Ajudas de custo – 12€ por saída de monitorização
  • Seguro
  • Certificado de participação
  • Oportunidade de aprendizagem
    • Biodiversidade
    • Gestão florestal
    • Comunicação
Qualquer pessoa pode adotar um percurso de monitorização, no entanto, as ajudas de custos e seguro apenas estão disponíveis para 30 jovens que serão selecionados consoante os requisitos listados, fruto de financiamento do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Protocolo de monitorização

Durante Junho e Julho percorra semanalmente um percurso de 500 metros, num local onde facilmente se encontrem vacas-louras, preferencialmente onde haja carvalhos de grande porte como o da imagem abaixo e que seja em zona de transição de campos agrícolas e florestais. O Protocolo deve ser implementado ao anoitecer, altura em que é mais fácil avistar vacas-louras a voar.

Siga o protocolo e ajude-nos a perceber o estado de conservação desta espécie no nosso país. Esta forma de envolvimento no projeto VacaLoura.pt advém diretamente da Rede Europeia de Monitorização da Vaca-Loura, que tem como objetivo ajudar a conservar esta espécie em toda a sua área de distribuição.

Formação

No próximo dia 28 de Maio pelas 21:00 decorrerá uma sessão online para formação obrigatória de todos os voluntários que queiram adotar um percuso de monitorização. Os detalhes serão enviados após inscrição e validação.

Inscrições

Se chegaste até aqui e estás interessado em adotar um percurso de monitorização na tua região, inscreve-te!

Voluntariado jovem (18-30 anos) com ajuda de custos: Inscrição

Voluntariado sem ajuda de custos: Inscrição

Partilhar nas redes sociais